Você está em: inicio/Formação/Ordenação

Ordenação

DIÁCONO

Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal (“caráter”) que ninguém poderá apagar e que os configura a Cristo, que se fez “diácono”, isto é, servidor de todos.

Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.

PRESBÍTERO

Em virtude do sacramento da Ordem, os presbíteros participam das dimensões universais da missão confiada por Cristo aos Apóstolos. O dom espiritual que receberam na ordenação prepara-os não para uma missão limitada e restrita, mas para a missão amplíssima e universal da salvação até os confins da terra, com o espírito pronto para pregar o Evangelho por toda parte.

Eles exercem seu sagrado múnus principalmente no culto eucarístico ou sintaxe, na qual agindo na pessoa de Cristo e proclamando seu mistério, unem os pedidos dos fiéis ao sacrifício de sua Cabeça e, até a volta do Senhor, tornam presente e aplicam no sacrifício da missa o único sacrifício do Novo Testamento, isto é, o sacrifício de Cristo que, como hóstia imaculada, uma vez por todas se ofereceu ao Pai. É desse sacrifício único que retiram a força de todo o seu ministério sacerdotal. (CIC 1565-1566)

A área de formação mais importante e decisiva para o aspirante ao sacerdócio é a vida espiritual… >>Continue aqui
“Tomado dentre os homens”. O vinho novo e melhor da graça, com seus dons, compromissos… >>Continue aqui
O padre, por sua função profética, foi chamado a ser mestre. É o próprio Mestre que… >>Continue aqui
Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. São marcados… >>Continue aqui
O jovem que ingressou no seminário foi chamado a ser enviado ao mundo como… >>Continue aqui