Você está em: inicio/Institucional/História

Apresentação

Cresce na Igreja a consciência da necessidade de contar com sacerdotes santos e profundamente preparados, que possam verdadeiramente servir a todo o povo de Deus na sua busca da santidade e no seu compromisso apostólico do anúncio do Evangelho. É claro que não se trata simplesmente de que haja sacerdotes em abundância. Desde o Concílio Vaticano II percebe-se, por todas as partes, a necessidade de renovar e melhorar os sistemas e os programas de formação do sacerdote “segundo as circunstâncias atuais”.

Da concretização deste projeto nasce o Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil. Eis uma esperança que, com a experiência formativa dos Legionários de Cristo em serviço à Igreja e com a colaboração generosa da fé dos fiéis brasileiros, em tão pouco tempo, já é uma realidade.

Nossa História

Ao final da década de 80, o beato João Paulo II, movido pelo Espírito Santo, edificou um seminário internacional na Cidade de Roma para a formação de seminaristas diocesanos. Após dez anos de experiência na Cidade Eterna, um numeroso grupo de bispos brasileiros, firmados por Dom Lucas Moreira Neves, então Primaz do Brasil e Presidente da CNBB, solicitou um novo seminário Maria Mater Ecclesiae para o Brasil, com idênticos parâmetros formativos aos de Roma. A mesma formação dever-se-á sustentar na fidelidade ao Magistério da Igreja Católica e ao Romano Pontífice, assim como no compromisso sério com as necessidades e a cultura do próprio país. Longe das ideologias sociais e atividades mundanas, o objetivo é enriquecer a sociedade com o que é próprio do sacerdote: ser alter Christus, outro Cristo, com os pés bem firmes sobre a terra, enquanto eleva o seu olhar para o céu.

Atualmente, contamos com mais de 250 sacerdotes já ordenados, exercendo os seus ministérios em diversas dioceses do Brasil. Esta é também uma das prioridades do Papa Francisco, pois somente com sacerdotes bem formados poderemos enfrentar os diversos desafios que hoje existem no Brasil e no mundo, além de termos a certeza de estar preparando cidadãos para serem multiplicadores de valores na nossa sociedade.

O objetivo prioritário do Seminário é a formação se seminaristas diocesanos, os quais, a critério do seu Ordinário, possam no futuro dedicar-se à delicada e fundamental tarefa de formar os sacerdotes de que a Igreja de Cristo precisa nos tempos atuais.

Hoje, o Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil, instalado em São Paulo, está aberto a seminaristas diocesanos, como o de Roma, o qual atualmente recebe estudantes do mundo inteiro. Porém, o do Brasil atualmente está projetado e desenvolvido para brasileiros.

Clique aqui para acessar a carta de solicitação redigida pelos bispos brasileiros ao Papa João Paulo II.

Principais Características do Seminário Maria Mater Ecclesiae

Apóstolos para o mundo de hoje: devemos oferecer uma formação esmerada e completa sem poupar meios ou sacrifícios. Uma formação que busca transformar o homem segundo a medida de Cristo, potencializando- o e capacitando-o em todas as dimensões da pessoa: individual e social, humana e espiritual, intelectual e pastoral.

Espírito Eclesial: a pedagogia do Seminário Mater Ecclesiae se inspira num espírito de profunda comunhão.

Auto convicção: um justo equilíbrio entre a disciplina e o espaço para a auto-convicção, proporciona a cada seminarista, a maturidade integral, a formação de uma consciência reta e correto uso da liberdade pela prática da autenticidade e sinceridade.

Formação Personalizada: a pedagogia do Seminário Maria Mater Ecclesiae é, ao mesmo tempo, comunitária e personalizada. Cada seminarista será orientado de acordo com a sua índole própria e aspectos pessoais, mas, ao mesmo tempo, a vida comunitária construirá para todos um apoio e um estímulo para alcançar uma desenvolvida formação integral.

Atitude de Serviço: o Seminário Maria Mater Ecclesiae forma seus alunos para o futuro ministério que desempenharão nas próprias dioceses. Assim, promove o respeito e adesão ao bispo e o espírito de colaboração com todo o presbitério, para servir a diocese onde mais convenha e, sobretudo, para cooperar na formação de outros sacerdotes.