Você está em: inicio/Institucional/Legionários de Cristo

Legionários de Cristo

A Legião de Cristo é uma congregação religiosa clerical de direito pontifício, fundada em 1941 no México. Em 1965, o Papa Paulo VI concedeu à Legião o Decreto de Louvor (Decretum Laudis). Em 1983, o Beato João Paulo II aprovou as constituições atualmente vigentes.

Nossa família religiosa é composta de sacerdotes religiosos e estudantes rumo ao sacerdócio. Procuramos colaborar com os bispos, com os presbíteros diocesanos e com todos os batizados na tarefa da Nova Evangelização, contribuindo com nosso carisma e espiritualidade à missão da Igreja.

Confiados à graça de Deus, nós legionários aspiramos a que Jesus Cristo seja o centro, o critério e o modelo da nossa vida religiosa, sacerdotal e apostólica. A extensão do Reino de Cristo é o ideal que inspira e encoraja a nossa vida espiritual e o nosso trabalho apostólico. Cultivamos um amor filial à Santíssima Virgem Maria promovendo sua devoção e imitando suas virtudes. Nós nos esforçamos por professar um amor pessoal à Igreja e uma adesão filial ao Papa, Vigário de Cristo, e ao colégio dos bispos em comunhão com ele.

As áreas da ação pastoral dos legionários são: a educação, as missões de evangelização, a promoção social e as obras de caridade cristã, a formação permanente e o apoio aos sacerdotes diocesanos, os meios de comunicação e a atenção pastoral à família, à juventude e à infância. Em todas as nossas obras de apostolado queremos despertar em cada batizado a consciência da sua vocação à santidade e ao apostolado, ao ponto de se transformarem em membros ativos em suas paróquias e na Igreja.

Exercemos nosso trabalho pastoral de um modo particular com os membros do Regnum Christi, leigos e consagrados, com quem formamos uma família espiritual e compartilhamos o mesmo carisma e missão. Nós os apoiamos a sua formação, lhes servimos com nosso ministério sacerdotal e nos unimos a eles no apostolado. Além disso, promovemos uma profunda comunhão entre os sacerdotes, os leigos e as diferentes vocações com que o Espírito Santo enriquece a Igreja para a tarefa comum de evangelizar.

Atualmente nossa Congregação conta com 3 bispos, 953 sacerdotes, 932 religiosos em formação e noviços, e 945 alunos em nossos centros vocacionais. Temos comunidades religiosas em 22 países (dados de 31 de dezembro de 2012).

Atualmente, a Legião de Cristo e o Regnum Christi estão em um processo de revisão e renovação, sob o acompanhamento de um delegado nomeado pelo Papa, o Cardeal Velasio De Paolis, C.s. Este caminho, que todos os legionários e membros do Regnum Christi são convidados a percorrer, deu-se após o impacto ao se conhecerem os fatos da dúplice vida do fundador. O processo de renovação será concluído com a convocação de um capítulo geral, previsto para 2014, no qual se promulgará uma nova constituição que tutele, promova e leve o carisma que recebemos de Deus a pleno cumprimento para o bem da Igreja e dos homens.

Cresce na Igreja a consciência da necessidade de contar com sacerdotes santos e profundamente >>Continue aqui
A Legião de Cristo é uma congregação religiosa clerical de direito pontifício, fundada em 1941 no >> Continue aqui
Desde a fundação do Seminário Maria Mater Ecclesiae formamos seminaristas de diversas dioceses brasileiras >>Continue aqui
A exortação apostólica do Papa João Paulo II sobre a formação sacerdotal, Pastores dabo vobis… >> Continue aqui
Preocupados com o futuro de nossas igrejas, intimamente ligado à formação teológica e ascética dos >> Continue aqui

Ajude o Seminário

Torne-se um benfeitor.
Ajude-nos a continuar preparando novos sacerdotes, sua ajuda será bem-vinda e Deus lhe recompensará em dobro.