Não a nós, Senhor, Não a nós

“Non nobis, Domine, non nobis. Sed Nómini tuo da gloriam” (Sl 115)

 
.
.

Ao iniciar o “Tempo Sacro da Quaresma” a Igreja nos faz um convite e um alerta: “Convertei-vos e crede no evangelho” (cf. Mc 1,15) e “lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar” (cf. Gn 3,19). É tempo de graça, perdão e penitência, de reconciliar-se com Deus e os irmãos. É tempo de silêncio espiritual, de fazer um encontro pessoal com Jesus.

.

Como podemos encontrar o Senhor?

.

Para esse tempo a Mãe Igreja nos orienta as práticas quaresmais: a oração, o jejum, a penitência e a esmola. É tempo de, no deserto de nossa vida, subirmos a montanha e encontrar a Deus que sempre está conosco, Ele é o “DOMINUS TECUM” – (O Senhor é contigo); não tenhamos medo de viver com intensidade de fé e comunhão a nossa amizade com Jesus. Já dizia Santa Teresa de Jesus: “O Demônio tem medo de almas decididas”. Decidida por quem e pelo que? Por Deus e pelo Reino. Decidamos estar na graça de Deus e buscar a nossa santidade de vida. Ele já nos escolheu por primeiro (cf. Jo 15,16). Ao viver esse tempo santo de preparação para a Páscoa do Senhor, possamos nós, alimentados pela Palavra e a Eucaristia, caminhar com a nossa cruz nesse sagrado tempo.

.

Carregar a cruz com Jesus é sentir as suas dores, sua agonia, sua flagelação, seu sofrimento. Caminhar com o Mestre é configurar as nossas práticas, nossa vida, palavras e ações às de Cristo Jesus. Deixemo-nos configurar ao sofrimento do Messias nessa quaresma, para estarmos do seu lado no ‘Monte Calvário’.

.

Na experiência do deserto quaresmal nos configuramos ao deserto do Senhor Jesus no ‘Monte das Oliveiras’, lugar da manifestação do amor de Deus, de sua presença, convertendo assim o nosso ser cristão num evangelho praticado. Dizia São Francisco de Sales: “Só confia n’Ele e Ele continuará conduzindo você seguramente através de tudo […]”.

.

Caminhemos olhos fixos em Jesus buscando a maior glória de Deus. Cristo caminhará conosco nesse sagrado tempo; Ele que é Deus com o Pai e o Espírito Santo e vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém!

.

 Santa Quaresma!

.

Sem. Ramon Lima
Diocese de Eunápolis (BA)
4º de Teologia, 2019

Join the discussion 2 Comentários

Deixar um comentário